Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2011

FEVE adjudica a aquisição de 4 novas automotoras


A FEVE acabou de adjudicar a aquisição de 4 novas automotoras (foto). Cada uma delas tem 3 carruagens. O custo total da sua aquisição é de 21,8 milhões de euros. Cada uma das automotoras terá um custo de 5,5 milhões de euros com IVA. Sem IVA este valor fica em 4,7 milhões de euros, um pouco mais elevado do que as automotoras que orçamentámos para o Comboio Aquae Flaviae (Chaves – Aveiro) e o Comboio Brigantino (Bragança – Aveiro), 3,26 milhões de euros. Contudo, estas novas automotoras podem transportar mais passageiros, cada carruagem tem 78 lugares sentados (234 no total das 3 carruagens) e tem um espaço reservado para estacionamento de 4 bicicletas. Estas automotoras atingem os 100 km/h. Esta opção seria interessante para a CT, apesar de aumentar os custos de aquisição do material circulante em 2,88 milhões de euros (2 automotoras). Contudo, contando com a comparticipação do QREN no investimento inicial da CT, esse aumento ficaria em 1,15 milhões de euros.

Com esta notícia da FEVE, podemos comprovar, mais uma vez, que o projecto da FEVE é rentável. O projecto CT – Comboios Transmontanos S.A. teve por base este projecto espanhol, pelo que não precisamos de dizer mais para concretizar o nosso projecto de gestão integrada das linhas de via estreita em Portugal.

Para reforçar esta mensagem, deixamos mais uma boa notícia da FEVE, a criação de mais um comboio turístico e a criação de novos itinerários:

Sem comentários:

Enviar um comentário