Translate

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O fecho das linhas da CP não é o fim, mas sim o princípio.


Hoje, foi noticiado que a ligação ferroviária da CP a Vigo dá prejuízos (fonte: Diário de Notícias). Esta situação não é de espantar, quando uma viagem de Porto a Vigo demora mais de 3 horas. Lemos e visionámos várias reportagens com muita gente a reclamar, sobre o encerramento da linha para além de Valença, mas não vimos ninguém a propor soluções financeiramente viáveis. Além disso, ninguém questionou porque é que é a Renfe não faz ela própria a ligação a partir de Valença… era só atravessar a ponte… Para nós, infelizmente, não é de espantar este tipo de posições das entidades governativas espanholas e galegas. 

A mentalidade Portuguesa terá de mudar em relação aos serviços prestados pelo Estado Português, na área dos transportes. Não vai ser possível manter toda a nossa rede ferroviária em funcionamento no próximo ano. Muitas mais linhas vão fechar. Isto não é o fim, mas sim o princípio de uma nova realidade. É uma oportunidade para quem defende a viabilidade financeira de uma linha, apresentar os seus projectos para uma exploração privada da mesma.
Nos próximos tempos vão surgir diversas oportunidades de negócio, que com o espírito criativo e inovador dos Portugueses, acreditamos que vão singrar. Os Portugueses foram mal habituados desde de pequenos, quando foi incutida a ideia de que o Estado tem sempre de fazer tudo. A iniciativa privada não é nenhum papão. Por todo o mundo há vários projectos de sucesso de exploração privada de linhas ferroviárias e pela primeira vez na história ferroviária Portuguesa, temos um governo aberto à iniciativa privada para explorar este sector.

A equipa da CT encara tudo isto como um desafio a todos que amam, gostam e defendem a rede ferroviária portuguesa para desenvolverem as suas ideias e não terem medo de as apresentar ao “mundo”. Foi isso que fizemos. Não há que ter medo das críticas ou das “bocas” dos invejosos. Nós encaramos todas as críticas como construtivas e como elemento determinante para evoluir e melhorar o projecto. Quem acompanhou a nossa evolução, pode observar o desenvolvimento que este projecto teve desde o seu esboço inicial. Quanto às “bocas” dos invejosos, só nos dão mais força para melhorar e evoluir.
Para tudo isto é preciso trabalho. Muito trabalho. Podemos dizer que toda a nossa equipa e amigos já despenderam milhares de horas no Projecto CT, mas até agora não houve ninguém que desse por perdido um segundo despendido das nossas vidas. Talvez seja essa a nossa missão ou seja este “O Sentido da Vida”.

Contamos contigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário